quinta-feira, 3 de março de 2016

Você conhece o PIBID?


O PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, é um programa, como o próprio nome diz, que envia alunos da licenciatura para as escolas públicas do estado, para que eles tenham o primeiro contato com alunos do ensino básico e desenvolvam habilidades para docência. Cada escola adotada tem um professor supervisor, que é o professor efetivo da disciplina na escola. Cada supervisor decide como vai ser a atividade dos pibidianos na escola, que vai desde monitoria até oficinas de determinados assuntos e experimentos, ou de acordo com a criatividade dele. Também é atribuído a ele, o trabalho de orientar o pibidiano em sala e até ensinar alguns saberes docentes. É uma iniciativa do Governo Brasileiro e concede uma bolsa para os alunos como forma de incentivo.

Nos últimos meses, com os cortes anunciados pelo governo, os grupos do PIBID vêm sofrendo com o medo do programa acabar e várias mobilizações estão sendo feitas em vários estados e no Distrito Federal, inclusive, já foram realizadas audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O ForPibid, Fórum Nacional do Pibid, coletou mais de 70 mil assinaturas contra o fim do programa.

Sou participante do projeto desde setembro de 2014, da subárea Física, e ele me trouxe um dos maiores orgulhos que tenho na minha vida: Ensinar. Entrei logo no primeiro semestre, e tinha muita, repito, muita vergonha de ficar na frente, escrever no quadro (confesso que ainda não consigo escrever em linha reta!), e falar mais alto. O conteúdo me fugia da cabeça, de repente, as Leis de Newton me pareciam as mais difíceis do mundo, e eu achei que eu não estava na profissão certa. Mas com o tempo, fui ganhando confiança, apoio, e conhecimento, e tudo começou a caminhar melhor. Tem um dos experimentos que apresentei quase inteiro no laboratório que nunca vou me esquecer: “Linhas de Força com o Gerador de Van der Graaf no óleo de Rícino”. A animação e o interesse dos alunos, a graça que achavam e ver a carinha de surpresa e admiração de cada um deles foi sensacional. Indescritível. E o dia em que eu disse para mim mesma: Eu quero ser professora. Quem me conhece sabe a paixão que eu tenho por esse experimento. Foi onde eu realmente, apesar de sempre ter tido um dedinho na sala de aula, me decidi. Foi quando eu me encontrei de vez nesse mundão de profissões.

Percebem o quanto o PIBID foi importante? Isso que aconteceu comigo, provavelmente aconteceu com outros milhares de alunos, futuros professores. Num país dito como Pátria Educadora, extinguir um projeto que forma novos professores (e que também faz com que alunos descubram que não gostam de lecionar e que não tenhamos professores descompromissados) não é uma ideia inteligente.

As primeiras medidas diziam que o PIBID, atualmente com quase 90 mil bolsistas, seria reduzido à 9 mil. Como teve muitos atos contrários a esse corte abrupto, fizeram um novo anúncio. As seguintes anunciavam que pibidianos que completassem dois anos no programa seriam automaticamente desligados, e que não poderia repor os estudantes que saíssem. Ou seja, se um determinado projeto tinha 10 bolsistas, 4 completando dois anos, e 3 por que não conseguiriam mais conciliar o horário com o da graduação, o projeto ficaria com apenas três. Logo mais eles completariam dois anos e o projeto acabaria. Essa é uma maneira camuflada e gradual de encerrar de vez o programa. Em no máximo dois anos não teríamos mais PIBID de nenhuma área. Com manifestações, conseguimos que os pibidianos possam permanecer mais tempo, mas ainda não podemos repor, ou seja, a medida que os alunos forem formando, o programa vai acabando. O problema maior, é que em muitos cursos, os licenciandos não tiveram a mesma sorte que eu tive, de entrar no primeiro semestre. Algumas universidades possuem requisitos, e um deles é estar no fim da graduação, por exemplo.

Continuaremos na luta, para que não tenhamos a extinção, mesmo que a longo prazo, do PIBID. E contamos com apoio de toda a população, afinal, estamos ensinando vocês e seus filhos, irmãos, sobrinhos, etc. Projeto bom não pode acabar. AVANTE PIBID!
#ficapibid #somostodospibid

Priscila Brandão – PIBID Física, Universidade de Brasília

0 comentários:

Postar um comentário