domingo, 9 de outubro de 2016

Por que física?


Pelo menos uma vez por aula , escuto uma pergunta dos meus alunos: “por que física?”. Sempre respondo: “porque ela é linda!”. Mas comecei a perceber que isso não responde, de fato, a pergunta. É apenas uma saída rápida pra uma questão que eu nunca pensei em formular uma resposta decente. E então, eu me pergunto: Por que fisica?

Entrei na Universidade com 17 anos pro curso de Engenharia Civil. Era tudo diferente, incrível. No início, mesmo com dúvida entre física e engenharia Civil, eu gostava muito do curso. Escolhi Engenharia porque o curso me daria condições financeiras de vida melhor que a física. Pra mim, e para a maioria das pessoas, uma pessoa formada em física só poderia dar aulas. Com o passar do curso, percebi que eu só me dava bem nas matérias em comum com a física, e comecei a não gostar da parte específica da engenharia. Comecei a faltar muita aula, perdi o gosto por estudar, reprovava as matérias e estava infeliz. Até que um dia tomei vergonha na cara e, no sétimo semestre, resolvi largar o curso e fazer o que eu realmente gostava: Física.

“Mas por que você gosta de física?”, amigos e familiares me perguntaram. “A física é linda!”, eu respondi e respondo até hoje com brilho nos olhos.

“Mas por que ? Você vai ser pobre, você vai ser professora.”. Essa é a frase mais ouvida por um estudante de fisica, tenho certeza.

Eu escolhi física por que nada no mundo pode me explicar tão bem como ele funciona.

Escolhi física, por que é uma ciência exata que tem tanto pra pensar, tanto pra descobrir e isso me instiga. Escolhi física por que vou ser professora. E professora de uma matéria muito difícil de ser dada e aceita pelos alunos e isso é um grande desafio. Escolhi física porque ela me completa e me faz feliz.

“Mas afinal, o que é a física?” Física é coompreender a natureza explicá-la através de fórmulas e conceitos. A física é explica todos os fenômenos. A física explica a vida. E é um desafio conseguir fazer com que alunos enxerguem isso. Mas eu aceito esse desafio.

Agora eu posso dizer aos meus alunos: escolhi física porque eu quero entender melhor a natureza, o mundo que está à minha volta, e passar todo o conhecimento absorvido para eles, e tentar despertar em cada um o interesse pela ciência.

Encerro dizendo que a física é linda, e esta em tudo ao nosso redor.

Um comentário:

  1. Desde os mais primitivos seres humanos, já se havia o interesse em entender fisicamente o mundo à volta. Mas me parece que esse sentimento está se perdendo ao longo do tempo.

    ResponderExcluir