quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O que é a Física? 

Muitos dizem que é aquela matéria chata do ensino médio que todo mundo reprova. Outros não sabem responder. Mas já pararam pra pensar que tudo é física?
Por que aquele copo ta parado na mesa? Por que não flutuamos? Vamos mais longe. Por que nossa voz sai? E por que ficamos em pé sem desequilibrar?
A Física está em tudo.

A Física é a ciência que estuda a natureza e busca entender e descrever os fenômenos. Utiliza, para isso, ferramentas como a lógica e a matemática. Física vem do grego physiké, que quer dizer natureza. A partir desse termo, podemos ver que a Física surgiu como necessidade de entender o que se passa na natureza.

Por mais que passe sem perceber, a Física está presente no dia a dia, em todas as atividades do ser humano.

E difícil saber qual é exatamente a área de atuação da física, pois ela está em constante evolução. Com o passar dos anos, essa área foi ganhando destaque em relação às outras ciências, e assim foram descobertas novas áreas dentro da própria física, de forma que cada uma tratasse de assuntos que pudessem ser descritos por leis comuns. Por exemplo:

  •  Mecânica: Estuda tudo relacionado ao movimento de um corpo;
  • Termologia: Estuda os fenômenos térmicos;
  • Ondas: Estuda o movimento ondulatório, as propriedades das ondas e suas propagações. Estuda também efeitos sonoros, pois o som é uma onda;
  • Ótica: Estuda os fenômenos luminosos e visuais;
  • Eletromagnetismo : Estuda as propriedades elétricas e magnéticas de cada partícula;
  • Física Moderna: Estuda os movimentos ocorridos na Física no século XX.


    Pra que estudar física?


    A física também está presente na construção de carros, aviões, edifícios, etc. Na criação do seu computador, telefone. Nas tubulações de água e fios elétricos. Na medicina, em tratamentos e exames. No desenvolvimento dos videogames. 

    Ou seja. Se a Física está presente em tudo, temos que estudá-la e compreendê-la para poder entender tudo ao nosso redor.

    0 comentários:

    Postar um comentário